Os 25 sinais que indicam dor em gatos
Misteriosos e mais calados, para os donos de gatos pode ser difícil reconhecer os sinais de dor, especialmente se não conhecermos quais são os sinais mais comuns.
Um grupo de investigadores da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, publicou recentemente um estudo na revista científica PLOS One que identifica 25 sinais que podem indicar que um gato está a sentir dor.
De acordo com a publicação científica “ScienceDaily”, esta é a primeira vez que vários especialistas em medicina veterinária de felinos chegam a acordo para elaborarem uma lista, contando-se entre os subscritores com alguns especialistas em medicina interna, anestesiologistas, oncologistas, especialistas em comportamento, dermatologistas, oftalmologistas e neurologistas.
A lista agora publicada pode ajudar a identificar sinais importantes que mostrem que o animal está em sofrimento e consequentemente ajudar a reduzir a dor graças a um diagnóstico mais rápido.
Depois de vários processos de análise de comportamentos, os cientistas descobriram que entre os sinais que indicam dor em gatos, e que foram categorizados como ‘suficientes’, estão sintomas como: falta de asseio, postura curvada, evitar áreas luminosas, mudanças no comportamento alimentar ou dificuldade em saltar.