Por que os cães andam às voltas antes de dormir?

 In Animais de estimação, Comportamento Animal

Além de serem ótimos companheiros e incrivelmente amorosos, alguns comportamentos caninos parecem-nos um pouco peculiares. Um deles, que intriga muitos donos, é o facto de se enrolem numa espécie de bola antes de adormecer.

Para nós, donos, a interpretação mais plausível é a de que, enroladinhos, se sentem mais confortável para adormecer. Embora isso possa fazer parte, Margaret Gruen – professora assistente de Medicina Comportamental na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Carolina do Norte – explicou que este comportamento está firmemente enraizado na evolução.

“Quando os cães dormem em estado selvagem, especialmente em locais frios, escavam um ninho e enrolam-se nele”, disse Gruen à publicação Vetstreet. Isso dá-lhes calor. Enrolados também protegem os órgãos mais vulneráveis, localizados no abdómen, de possíveis predadores “.

Por isso, mesmo que o seu cão esteja protegido em casa, ele continua a ter os instintos básicos quando se prepara para dormir, dado ser um estado vulnerável. O que faz sentido.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Os 25 sinais que indicam dor em gatos