Bolas de pêlo em gatos: o que são, sintomas e tratamento
As bolas de pêlo em gatos, também conhecidas como tricobezoares, são acumulações de pêlos ingeridos pelo animal durante a sua higiene diária. Os gatos costumam lamber o próprio corpo para se limparem, e, consequentemente, os pêlos soltos ingeridos formam bolas no sistema digestivo. Os principais sintomas incluem vómitos frequentes, falta de apetite, obstipação, tosse e dificuldade em defecar. Em casos mais graves, a obstrução intestinal pode ocorrer, o que passa a ser uma questão de emergência médica.
Prevenção
O tratamento inclui medidas preventivas, como escovagem regular para remover os pêlos soltos e a alimentação, com a administração de rações específicas. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos laxativos sob prescrição veterinária para ajudar na eliminação das bolas de pêlo.
Os gatos saudáveis geralmente conseguem eliminar, evacuando os pêlos ingeridos, sem sofrerem de algum tipo de distúrbio. No entanto, gatos de pêlo comprido e os que apresentam problemas dermatológicos, devido a alergias, têm uma maior probabilidade de engolir acidentalmente mais pêlo. O problema aumenta com a presença de pulgas ou durante a época de mudança de pêlo, quando os gatos perdem mais pêlo do que o normal.
Para evitar a acumulação de pêlos no sistema digestivo, devemos primeiro reduzir as probabilidades de o nosso felino engolir pêlos: escovando com regularidade e tratando qualquer tipo de comichão apresentada, nomeadamente, a desparasitação regular. Outra medida recomendada é administrar, periodicamente, um produto que facilite a digestão: aconselhe-se com o seu veterinário.
A alimentação também é um factor a ter em conta. Uma dieta muito rica em hidratos de carbono pode ser parte do problema, por isso, devemos optar por uma alimentação mais equilibrada. Também pode ajudar oferecer probióticos para manter a flora intestinal.
Contudo, voltamos a reforçar a mensagem: se o seu animal apresentar sintomas de obstrução intestinal, vómitos persistentes, dor abdominal e letargia, é importante que procure urgentemente um veterinário para um diagnóstico e tratamento adequados.