Excesso de peso diminui a vida do seu cão

 In Animais de estimação, Cães

Para muitos donos, dar comida, especialmente os famosos petiscos, é um modo de demonstrar afeto pelos seus animais. Mas tenha cuidado. O excesso de peso pode roubar ao seu amigo mais de dois anos de vida.

Um novo estudo vem reforçar o alerta: cães com excesso de peso têm maior probabilidade de terem vidas mais curtas do que aqueles que se encontram no peso recomendado. Os resultados foram publicados no Journal of Veterinary Internal Medicine.

O estudo, realizado ao longo de duas décadas pela universidade de Liverpool e pelo Centro WALTHAM para Nutrição Animal da Mars Petcare, refere que a vida útil dos cães que se encontravam acima do peso era de até dois anos e meio a menos quando comparados com cães que apresentavam o peso ideal.

O estudo examinou mais de 50 mil cães de 12 das raças mais populares.

O efeito do excesso de peso foi observado em todas as raças, embora a magnitude do efeito tenha sido diferente, variando de cinco meses a menos para os pastores alemães machos até dois anos e seis meses a menos para os Yorkshire Terriers machos.

Embora o estudo não tenha avaliado as razões por trás do excesso de peso em cães, acredita-se que os hábitos alimentares desempenham um papel determinante na obesidade dos animais de estimação. De acordo com um estudo recente da Better Cities For Pets, mais de metade (54%) dos donos de cães e gatos no Reino Unido, dão comida aos seus animais de estimação sempre ou frequentemente, quando estes pedem, e quase um quarto (22%) dos donos, por vezes, sobrealimentam o seu animal de estimação sob a ilusão de o manter feliz.

Além de impactar significativamente na redução do tempo de vida, segundo advertiu em comunicado de imprensa um dos autores do estudo, Alex German, o excesso de peso nos animais de estimação aumenta o risco de outros problemas de saúde, como doenças articulares, problemas respiratórios e certos tipos de tumores, além de piorar a sua qualidade de vida.

Gestão do peso saudável

Quando se trata de uma gestão de peso saudável, a prevenção é melhor opção e, para prevenir a obesidade, é preciso identificá-la precocemente. Existem algumas dicas simples que pode fazer para garantir que o seu cão tenha um peso saudável:

1) Fale com o seu veterinário sobre o peso ideal do seu cão – ele pode aconselhá-lo sobre as quantidades de alimentação de acordo com a fase da vida do seu animal

2)  Garanta que ele se exercita o suficiente – isso dependerá do seu tamanho

3) Não dê restos da sua alimentação – nem toda a comida humana é segura para os animais de estimação e alguns alimentos podem até ser fatais

4) Pese o seu cão – até pequenos aumentos de peso podem ter um grande impacto na sua saúde

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Cuidados a ter durante o frioEsterilização por laparoscopia