Gatos são sensíveis às emoções dos seus donos

 Em Animais de estimação, Gatos

Já muito se investigou e escreveu sobre as “emoções” que os cães expressam para com os seus donos, mas, sobre esta matéria, muito pouco se sabe sobre os gatos.

A nossa espécie adora gatos, mas o que eles sentem por nós é algo difícil de identificar. Comparados aos devotos cães, os felinos parecem razoavelmente indiferentes ao sofrimento humano. Mas, aparentemente, os gatos estão mais conectados a nós do que poderemos pensar: podem até reconhecer quando estamos felizes, por exemplo.

Um estudo realizado na Universidade Oakland, no Estado americano do Michigan, e publicado na revista Animal Cognition, encontrou as primeiras evidências sólidas de que os gatos são sensíveis às emoções humanas.

Para a investigação, as psicólogas Moriah Galvan e Jennifer Vonk estudaram 12 gatos, bem como os respectivos donos e verificaram que os animais se comportavam de maneiras diferentes quando o dono sorria e quando exibia uma expressão mais triste.

Durante a experiência, quando a pessoa se mostrava alegre, aumentava significativamente a probabilidade de o gato reagir com comportamentos “positivos”: ronronando, esfregando-se ou se aninhando no colo do dono. Estes também pareciam desejar mais passar tempo perto do indivíduo quando este aparentava estar contente do que quando parecia triste.

Esse padrão de comportamento, no entanto, foi completamente diferente quando os 12 gatos foram apresentados a estranhos. Nessa condição, eles demonstraram ter o mesmo comportamento positivo, independentemente da emoção expressada pela pessoa.

Os resultados sugerem duas coisas: que os gatos podem “ler” as expressões faciais humanas e que aprendem a fazer isso com o tempo.

O estudo integral pode ser lido aqui.

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

lagarta do pinheiroCães também atravessam adolescência problemática