O que é Osteoartrite canina?

 Em Cães

Ao contrário das pessoas, a osteoartrite em cães começa durante a juventude e pode afectar animais de qualquer idade e tamanho. Por isso, é tão importante conhecer os sinais para prevenir a progressão da doença.

A Osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa e irreversível das articulações sinoviais. Esta doença piora com o tempo, afectando cada vez mais a mobilidade do animal, o que o impede de realizar as suas atividades diárias de um modo normal.

Embora a OA seja mais comum em cães adultos, também pode ser detectada em cães de qualquer idade, por isso devemos estar atentos aos movimentos do nosso peludo, dado que, quanto mais cedo for detectada, mais cedo poderemos agir para que a mobilidade não se deteriore e para que se mantenha a qualidade de vida do animal.

Sinais

O principal sintoma da OA é a dor crónica e esta pode ser muito incapacitante. Porém, nem sempre é fácil reconhecer os sinais de dor, principalmente se a doença estiver num estadio inicial.

Vamos descobrir alguns dos sinais mais comuns que pudemos observar no nosso patudo e que são sinais de alarme inequívocos.

➡️ Ao subir algum lugar (como sofá, cama ou outra superfície) demora para se levantar, hesita e pede ajuda, ficando com as patas traseiras à espera que o tutor o ajude a levantar.

➡️  Dores nas articulações levam-no a evitar escadas. Quando é preciso, faz isso mais devagar e hesita, parando frequentemente.

➡️ Em pé, tem dificuldade em manter a posição e a dor leva a que ele levante levemente a perna doente, movimentando o peso para diminuir a carga na parte que dói. Geralmente, senta-se, como se estivesse cansado.

➡️ Quando brinca, as dores nas articulações fazem-no sentar frequentemente, até mesmo curvar, mas ainda assim está alegre e feliz.

➡️ Quando caminha, livre ou com coleira, tende a desacelerar o passo e parece mais cansado.

➡️ Dores nas articulações impedem-no de dormir tranquilamente, fica inquieto e tende a movimentar-se na cama ou ir para outro lugar em busca de alívio, principalmente à noite, quando o descanso é mais longo.

➡️ Tem dificuldade em levantar-se e tende a ter passos rígidos.

Prevenção!

Depois de observar apenas algum ou vários destes sinais é importante consultar um veterinário, lembrando que, quanto mais cedo existir um diagnóstico e iniciar um plano terapêutico de longo prazo, melhor será a manutenção da sua qualidade de vida.

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Desvendado mistério da fome insaciável dos labradorescuidados de higiene com o seu cão