A exigência da prática cirúrgica na aplicação de próteses ortopédicas e a necessidade de investimento na formação
De uma forma geral, as cirurgias que envolvem a aplicação de próteses são procedimentos muito exigentes, quer ao nível técnico-cirúrgico, quer ao nível das infraestruturas, nomeadamente de equipamento.
Henrique Armés, DVM MSc MBA PhD
Assim, não é fácil num centro sem esses requisitos, com menos casuística ortopédica, dispor das condições para o efeito. Deste modo, a referenciação é uma tendência.
É também fundamental o investimento na formação. A curva de aprendizagem deve ser considerada pelo médico como fundamental.
Assim, não basta investir em equipamento, é necessário que o cirurgião adquira competências e conhecimento sobre uma matéria multidisciplinar, que inclui fundamentos de técnica cirúrgica, biomecânica e engenharia de materiais, que lhe permitam interpretar não só a necessidade da cirurgia em si mesmo, como as consequências dessa intervenção, que não são de todo neutras.
Todo este processo demora o seu tempo, mas é obrigatório para adquirir a experiência que se reflete no maior ou menor sucesso de cada cirurgia. Naturalmente, que se acrescenta a esse conhecimento, investimento em equipamento e na infraestrutura, já que estas cirurgias obrigam a critérios de assepsia muito superiores aos convencionais.
Dossier Próteses Veterinárias