Gatos domésticos não se esforçam para obter comida
Ao contrário do que parece acontecer em animais domesticados, os gatos, em contexto doméstico, preferem receber as suas refeições sem se esforçarem para as obter.
Neste estudo, realizado pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, os investigadores relatam que os gatos preferem comer de uma bandeja de comida, facilmente disponível, em vez de resolver um simples puzzle para obtê-la.
“Existem várias investigações que mostram que a maioria das espécies, incluindo aves, roedores, lobos, primatas – até girafas – preferem trabalhar para obter a sua comida”, explicou, em comunicado de imprensa, o líder da investigação e especialista comportamental Mikel Delgado, acrescentando que “o que é surpreendente é que, de todas estas espécies, os gatos parecem ser os únicos que não mostraram uma forte tendência para contrafreeloading”.
Contrafreeloading é o conceito que descreve a disposição de um animal em esforçar-se para obter o seu próprio alimento.
A razão por detrás desta situação não foi clarificada pelo estudo, contudo, o líder da investigação sugere que os puzzles utilizados no estudo podem não ter estimulado o comportamento natural de caça dos gatos, o que geralmente envolve emboscar as suas presas. Teremos de aguardar pelo resultado de novos estudos para poder catalogar os gatos domésticos de “preguiçosos” J
Pode ler o estudo integral, aqui:
Domestic cats (Felis catus) prefer freely available food over food that requires effort