Em que circunstâncias se devem colocar próteses?

 Em Próteses em Medicina Veterinaria

Por definição, as próteses são acessórias artificiais que pretendem substituir um defeito do corpo, restabelecendo a sua função.  Assim, quando uma lesão é irreversível, como acontece nos casos de doença degenerativa articular, neoplásica ou até de trauma, deve ponderar-se a aplicação deste dispositivo.

Henrique Armés, DVM MSc MBA PhD

Comecemos com um exemplo, quando a articulação está irreversivelmente alterada, em geral biomecanicamente insuficiente e com consequente dor, a prótese pode ser a única cirurgia que realmente permite reabilitar a função do membro. Nestas circunstâncias, consideramos que o animal é um candidato a prótese.

Animais com necessidade de amputação, têm atualmente à disposição técnicas cirúrgicas avançadas que conseguem, através da aplicação de membros biónicos, a perpetuação da função do membro. Nestes casos, é fundamental, aquando da amputação, a prévia preparação para a cirurgia de colocação do implante.

A localização e a técnica de amputação podem sofrer variações. Por exemplo, amputações altas de qualquer membro inviabilizam a ulterior aplicação de endo-exo implantes.

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Próteses em Medicina Veterinária