Vermes no coração? Sim, é possível e chama-se Dirofilariose
A Dirofilariose, ou “Verme do coração”, é uma doença que afeta principalmente os cães, mas também os gatos. É causada pelo parasita Dirofilaria immitis, que é transmitido pelos mosquitos.
A vida desde parasita inicia-se quando um mosquito entra em contacto com sangue de um animal já afetado, no qual circulam microfilárias. Posteriormente, estas microfilárias desenvolvem-se em larvas dentro do mosquito (o portador) que, ao perfurar a pele de um animal saudável, deixa estas larvas no sistema hemolinfático. De seguida, as larvas migram para os tecidos subcutâneos e, quando já adultas, invadem as artérias pulmonares. Estas larvas podem atingir o tamanho de 20cm dentro do coração do animal, provocando, consequentemente, danos pulmonares graves.
Esta doença ocorre principalmente em zonas quentes e águas paradas, sendo que as zonas mais afetadas em Portugal são o Alentejo, o Algarve, Coimbra, a Ilha da Madeira, o Ribatejo e Setúbal.
Quais são os sintomas da Dirofilariose?
No início, os sintomas não são notórios mas, com a evolução da doença, o animal sofre de:
- Perda de peso
- Cansaço excessivo
- Tosse
- Febre
- Dispneia
- Líquido na cavidade abdominal
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da Dirofilariose pode ser feito através de análises ao sangue e da realização de check ups cardíacos.
Como é feito o tratamento?
Esta é uma doença de risco, assim como o seu tratamento, que passa por matar as larvas instaladas no coração, de modo a evitar tromboses no animal. O tratamento pode ser realizado através de:
- Cirurgia
- Injeções
- Medicação Oral
É importante o acompanhamento constante pelo Médico-veterinário.
Como posso prevenir o aparecimento da Dirofilariose no meu cão ou gato?
- Comprimidos mensais
- Injeções
Nota algum sintoma da doença no seu companheiro de quatro patas ou quer apenas estar mais informado acerca do “Verme do coração”? O nosso e-mail é o geral@veterinario.pt e o nosso número de telefone é o +351 21 3972 997. Estamos sempre dispostos a ajudá-lo!