Ver vídeos de cães reduz stress e aumenta a felicidade nas pessoas

 Em Cães

Existem muitos estudos que confirmam a utilidade e os benefícios das terapias assistidas por animais, mas é normal que esses benefícios estejam associados ao contacto físico, como poder interagir com eles e acariciá-los. Contudo, neste estudo que lhe vamos relatar, os investigadores queriam analisar se o “efeito cão” também existia mesmo que o animal não estivesse presente, por exemplo, quando assistimos a vídeos de cães.

O objetivo do trabalho foi determinar se a exposição a esses vídeos podiam reduzir o stress nas pessoas, a fim de poder desenhar estratégias em ambientes onde os cães de terapia não podem estar, como aconteceu, por exemplo, durante os confinamentos devido à pandemia.

Participaram nesta investigação estruturada pelo Departamento de Psicologia da Ryerson University em Toronto, Canadá, 103 pessoas (78 mulheres e 25 homens): todos eles eram desafiados a concluir uma tarefa stressante e foram aleatoriamente indicados para assistir a um dos cinco vídeos: cão ativo (cão a jogar com um brinquedo), cão calmo (cão deitado e tranquilo), natureza ativa (uma queda de água a um ritmo acelerado numa floresta), natureza calma (fluxo lento numa floresta) ou ecrã branco (vídeo de controlo; um vídeo de uma tela preta).

Em cada caso, os investigadores examinaram as respostas subjetivas e fisiológicas dos participantes ao stressor: ou seja, stresse, ansiedade, aumento da felicidade, relaxamento, frequência cardíaca e pressão arterial. Os resultados são curiosos: não houve diferenças entre assistir ao vídeo do cão ativo ou o vídeo do cão calmo, isso não afetou os níveis de stresse e ansiedade dos participantes.

No entanto, ao comparar o efeito de assistir a vídeos de cães e assistir a vídeos de natureza, os cães ajudaram a diminuir a ansiedade subjetiva e aumentar o afeto positivo mais do que os vídeos da natureza. Também descobriram que os vídeos de cães podem diminuir a ansiedade subjetiva e aumentar a felicidade e o afeto positivo mais do que o vídeo de controlo. Ou seja, vídeos de cães são mais eficazes em melhorar a ansiedade subjetiva, felicidade e respostas afetivas positivas do que vídeos de natureza e/ou controlo.

Isso é algo que foi verificado -embora não formalmente estudado- durante os confinamentos devido à pandemia: como os cães obviamente não podiam ir a residências ou hospitais, inúmeras organizações dedicadas a intervenções assistidas continuaram a apoiar, através do ecrã do computador ou do telemóvel, para que o vínculo com os cães pudesse continuar a trazer benefícios para as pessoas.

A Pet Partners, uma das maiores organizações de cães para ajuda assistida dos EUA, denominaram o efeito que os cães conseguem criar através do ecrã de: Animal Related Engagement. Os especialistas explicam em detalhe que o que se procura é encontrar diferentes maneiras de estimular a memória de sentimentos que são comumente associados à interação com um animal, mesmo que não seja uma terapia cara-a-cara.

Leia o artigo original, aqui

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comportamento semelhante ao TDAH humano observado em cãesViagra pode salvar cães com distúrbio alimentar raro