Tratamento para doença ocular canina com composto da curcuma

 In Animais de estimação, Cães

Boas notícias para animais e também para humanos! Foi desenvolvido um novo fármaco derivado da curcuma, uma especiaria muito elogiada pelas suas propriedades anti-inflamatórias naturais, que se mostrou promissora na redução da inflamação ocular em cães que sofrem de uveíte, uma inflamação do olho que causa dor e perda da visão.

A uveíte – uma condição comum em cães, humanos e outras espécies – pode ter várias causas, geralmente ocorre como secundária, sendo a causa primária doenças infeciosas, tumores e doenças autoimunes; também pode ser diagnosticada em pacientes com catarata de longa duração e após operações que corrigem a catarata.

“A inflamação não controlada dentro do olho, também conhecida como uveíte, é uma das principais causas de complicações após a cirurgia à catarata em cães. O tratamento da inflamação ocular pós-operatória é um grande desafio observado na oftalmologia humana e veterinária”, explicou ao portal ScienceDaily, Erin Scott, professor assistente do Texas A&M University College of Veterinary Medicine & Biomedical Sciences, local onde decorreu a investigação.

Num artigo recente publicado na Science Advances, a equipa liderada por Scott testou as propriedades anti-inflamatórias da curcumina, um composto encontrado na curcuma, e descobriu que, quando processado numa fórmula especial de nano-partículas para aumentar a absorção, o composto natural mostrou-se seguro e eficaz no controlo da uveíte sem apresentar quaisquer efeitos secundários conhecidos.

Pode ler mais sobre o estudo, aqui

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Dermatologia Veterinária | Hospital Veterinário de São BentoPartilhar a vida com um animal