Será que o meu gato está com gripe?
Como identificar, prevenir e tratar. A gripe em felinos é bastante comum, facilmente propagada e pode ter sérias consequências.
Causas
Normalmente é causada por vírus ou bactérias e apresenta sintomas semelhantes aos que ocorrem em humanos. Também pode ser tratada de diversas maneiras, embora o mais adequado seja a prevenção, cumprindo o plano de vacinação.
Como se manifesta?
Espirros, febre e secreções nasais estão entre os sintomas da gripe em gatos, que também é conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF) ou Rinotraqueíte Felina.
Transmitida através do contato entre felinos, a doença não é passada do gato para outros animais nem para humanos. Por isso, não há razões para que os donos se preocupem em transmitir a sua gripe aos seus animais, já que os felinos também não são acometidos pelos vírus que adoecem os seres humanos.
Tal como acontece com as pessoas, em alguns casos, o gato portador do vírus não apresenta sintomatologia, servindo apenas como veículo transmissor da doença.
Diagnóstico
É feito através de exames laboratoriais e, portanto, é necessário que o felino doente seja encaminhado a um veterinário que possa examiná-lo e, se for o caso, medicá-lo.