Será que o meu gato está com gripe?

 In Animais de estimação, Gatos

Como identificar, prevenir e tratar. A gripe em felinos é bastante comum, facilmente propagada e pode ter sérias consequências.

 Causas

Normalmente é causada por vírus ou bactérias e apresenta sintomas semelhantes aos que ocorrem em humanos. Também pode ser tratada de diversas maneiras, embora o mais adequado seja a prevenção, cumprindo o plano de vacinação.

Como se manifesta?

Espirros, febre e secreções nasais estão entre os sintomas da gripe em gatos, que também é conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF) ou Rinotraqueíte Felina.

Transmitida através do contato entre felinos, a doença não é passada do gato para outros animais nem para humanos. Por isso, não há razões para que os donos se preocupem em transmitir a sua gripe aos seus animais, já que os felinos também não são acometidos pelos vírus que adoecem os seres humanos.

Tal como acontece com as pessoas, em alguns casos, o gato portador do vírus não apresenta sintomatologia, servindo apenas como veículo transmissor da doença.

Diagnóstico

É feito através de exames laboratoriais e, portanto, é necessário que o felino doente seja encaminhado a um veterinário que possa examiná-lo e, se for o caso, medicá-lo.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Cães também se viciam na corrida