Quanto vale a vida de um cão?

 In Animais de estimação, Cães

O valor monetário da vida de um cão – ou de outro animal de companhia – pode ser incalculável para qualquer tutor. Disto não temos grandes dúvidas. Para provar estes dados não há necessidade de experiências como esta (assista ao vídeo) no qual é oferecida uma quantia de dinheiro às pessoas que passeavam os seus cães.

 O problema aqui é que, o que é evidente para o tutor de um cão não é o mesmo perante a lei, quando, por alguma circunstância, se deve fixar um valor concreto pela vida do animal.

Deste modo, uma equipa de investigadores da Universidade de Oklahoma, liderada pelo professor Deven Carlson, estimou o valor monetário estatístico da vida de um cão. Estudo original.

O valor estatístico monetário de uma vida e o valor estatístico de uma vida é uma figura calculada para pessoas, por exemplo, no contexto de acidentes de viação.

No caso dos cães, o cálculo feito pelos cientistas da Universidade de Oklahoma foi baseado em pesquisas com 5 mil tutores de cães: “Realizamos uma avaliação contingente de uma amostra nacional de donos de cães que gerou a disposição de pagar por mudanças no risco de mortalidade dos animais, especificamente, fizemos perguntas sobre a disposição de pagar por uma vacina que reduzisse o risco de influenza canina (gripe). O desenho também incluía tanto a quantidade (diferentes magnitudes de redução do risco da vacina oferecida) como a qualidade (diferenças na natureza e morte causadas pela gripe) como provas de alcance. Também incluía tratamentos que implicavam efeitos de contágio a outros cães e uma pergunta sobre o rendimento dos tutores.

Os entrevistados tinham que avaliar quanto pagariam pela vacina dentro de uma margem de valores que variava de 5 dólares a 3 mil dólares. A distribuição das quase 5 mil respostas permitiu aos cientistas especificar o preço médio aceitável, um valor que serviu para calcular a avaliação média da vida do cão, ajustando vários fatores ao fazer o cálculo para ter em conta o valor emocional do cão (presença de outros cães em casa e os pré-conceitos no modo como as pessoas avaliam o risco.)

A conclusão do estudo, depois de analisar os dados, recomendam um Valor Estatístico de uma Vida de 10 mil dólares (8.980 euros).

O estudo completo do professor Carlson e seus colegas pode ser lido aqui.

Esta é apenas uma referência legal, porque todos sabemos que a vida do seu amiguinho…não tem preço!

 

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Os perigos das técnicas aversivas na educação canina