Porque é que os gatos dormem muito?

 In Animais de estimação, Gatos

Os gatos podem passar largas horas a dormir enroscados na mantinha ou na janela da sala. Alguns podem dormir 15 ou mais horas. Apesar de podermos achar estranho, é absolutamente normal.

Embora os cientistas ainda não tenham trazido dados totalmente válidos sobre por que é que estes felinos passam pelo menos metade do dia a dormir, suspeita-se que esteja relacionado com o facto de serem animais predadores de hábitos nocturnos.

Tal como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de sono durante o dia e de caça à noite. Apesar de terem sido domesticados, ainda mantêm alguns hábitos da vida selvagem. Mesmo as brincadeiras dos gatinhos mostram os instintos primitivos de rastejar nas sombras e, sem aviso, saltarem para cima das suas presas.

Estudos recentes revelam que os gatos alternam momentos de sono leve (cerca de 70% do tempo) com períodos de sono profundo, observados através dos movimentos rápidos dos olhos –REM, em inglês. Esse movimento, também presente no sono humano, é um indicativo de que os gatinhos podem, de facto, sonhar. A corroborar esse indicativo junta-se o facto de, durante o sono, estes bichanos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem estranhos ruídos.

Outra curiosidade sobre estes mimosos felinos reside no facto de, mesmo a dormir, acordarem rapidamente ao primeiro sinal de perigo. Por isso, dormem curtos intervalos ao longo do dia para terem fôlego para a caça, mesmo que sejam os brinquedos espalhados pela sala.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Por que os cães andam às voltas antes de dormir?Cães também se viciam na corrida