Os cães vêem cores?

 In Cães

Esta é, provavelmente, uma das perguntas mais frequentes sobre os cães. E a resposta simples, de que os cães são daltónicos tem sido mal interpretada pelas pessoas, no sentido de pensarem que eles apenas vêem tons de cinzento. Os cães vêem cores, mas as cores que vêem não são tão ricas como as observadas pelos seres humanos.

 Os olhos das pessoas e dos cães contêm células de captura de luz chamadas cones. Os cães têm menos cones do que os humanos, o que sugere que a sua visão de cores não seja tão rica nem tão intensa como a nossa.

No entanto, o truque para ver a cor não é apenas ter cones, mas ter vários tipos de cones, cada um sintonizado com diferentes comprimentos de onda da luz.

Os seres humanos têm três tipos de cones e da atividade combinada destes dá ao homem a sua gama completa de visão de cores.

Os cães, realmente, vêem cores, muitas cores, mas menos do que os seres humanos.

Ao invés de verem o arco-íris como azul, violeta, azul- verde, verde, amarelo, laranja e vermelho, os cães vêem como azul escuro, azul claro, cinzento, amarelo claro, amarelo escuro (uma espécie de castanho), e muito cinzento escuro.

Em outras palavras, os cães vêem as cores do mundo basicamente como amarelo, azul e cinzento.

Para ler mais sobre o estudo em inglês, clique Aqui

 

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Gastrite em cãesCães sonham com os humanos que amam | Hospital Veterinário de São Bento