Os cães podem comer pão?

 In Animais de estimação, Cães

O pão está presente na maior parte da nossa alimentação, desde o pequeno-almoço até ao jantar. O corpo humano está preparado para fazer a digestão sem problemas – excepto se tiverem algum tipo de alergia ou intolerância ao glúten e, nesses casos, a alternativa será consumir pães sem glúten.

Dada a omnipresença desse alimento no dia-a-dia, é bastante comum que muitos de nós tenham a tentação de partilhar um pedacinho de pão com o nosso cão. E por isso, pergunta: o pão faz bem aos cães?

Alguns cães não apreciam o seu sabor, enquanto outros olham para o pão com olhos de desejo. Mas a pergunta continua a imperar: faz mal dar pão ao meu cão?

A resposta expressa é não, nada acontece, desde que seja algo esporádico e sem excesso. Os cães podem comer pão com moderação, mas nunca como base da sua dieta alimentar. Dado serem carnívoros, o seu organismo não está tão preparado, quanto o das pessoas, para digerir hidratos de carbono. Deste modo, o pão não é um alimento especialmente adequado para eles, embora possa ser oferecido esporadicamente como complemento, tendo em conta que em demasia pode causar excesso de peso.

Mas estamos a referir apenas pão já cozido, já que a massa do pão, ou seja, o pão cru, pode ser perigosa para os cães, dado que, quando ingerida, expande-se no ambiente quente e húmido do estômago, causando dilatação e, em casos extremos, até torção gástrica. Ou seja, se fizer pão em casa, tenha muito cuidado para que o seu cão não entre na cozinha, “ataque” e coma a massa do pão. Se isso acontecer, vá imediatamente ao veterinário.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Será que o meu gato está com gripe?Intoxicações em gatos: como acontecem e o que fazer?