O que é a parvovirose?
Já ouviu alguém dizer que o seu patudo teve parvovirose? Este nome pode parecer uma brincadeira mas é uma doença infeciosa bastante perigosa, com uma taxa de mortalidade de 75% nos cachorros não vacinados. A morte súbita é causada pela fraqueza do sistema imunológico do animal, sendo que os cachorros entre as 6 e as 8 semanas têm maior probabilidade de sofrer desta doença.
A Parvovirose é causada pelo vírus Parvo, que afeta o sistema gastrointestinal, os glóbulos vermelhos e , nos casos mais graves, pode afetar o músculo cardíaco.
Como é que se transmite?
Esta doença transmite-se via oral, se o animal estiver em contacto com superfícies recipientes da comida ou fezes contaminadas.
Quais são os sintomas da parvovirose?
Esta infeção manifesta-se pelos seguintes sintomas:
- Diarreia com sangue e odor forte
- Vómitos
- Febre
- Depressão
- Dificuldades respiratórias e fraqueza
- Falta de apetite
- Desidratação
Como tratar a parvovirose?
O tratamento é feito com o objetivo de travar a desidratação, a diarreia, os vómitos e o desequilíbrio eletrolítico, por isso, fazer soro e medicação é o mais frequente.
Como posso prevenir o aparecimento da doença?
- Vacinar o animal contra a doença, nas suas 8, 12 e 16 semanas de vida.
- Não o deixar em superfícies exteriores
- Caso vá à rua com o seu animal leve-o ao colo
- Desinfetar o chão de casa com lixívia porque este pode estar infetado com o vírus que foi trazido por nós através dos nossos sapatos
- Evitar o contacto com outros cães
É vírus Parvo é transmissível a humanos ou gatos?
Não.
Mal repare que o seu cachorro está a fazer diarreia com sangue, traga-o de imediato ao veterinário para ser avaliado, uma vez que a evolução da doença é bastante rápida. Não hesite em contactar-nos através do nosso e-mail geral@veterinario.pt ou do número de telefone +351 21 3972 997!