Estudo alerta para perigos da comida caseira para gatos

 In Animais de estimação, Gatos

Com apenas uma rápida pesquisa na internet conseguimos recolher centenas de receitas caseiras de comida para gato, mas um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, Davis, descobriu que a maioria não fornece aos gatos todos os seus nutrientes essenciais. Algumas podem até conter ingredientes potencialmente tóxicos para os seus felinos.

O estudo, publicado no Journal of American Veterinary Medical Association, é considerado o primeiro a examinar receitas caseiras para gatos adultos saudáveis. Os investigadores avaliaram 114 receitas de fontes online e livros, escritos por não veterinários e veterinários. Quarenta por cento das receitas não forneciam instruções de alimentação e o restante necessitava de pormenores ou não eram claros.

“Apenas 94 receitas forneceram informações suficientes para análise nutricional e nenhuma delas forneceu todos os nutrientes essenciais que atendessem às recomendações nutricionais para gatos adultos”, explicou a autora principal do estudo, Jennifer Larsen, nutricionista veterinária da UC Davis School of Veterinary Medicine. As receitas apresentavam carências de nutrientes, independentemente da fonte ou se eram escritas por veterinários, embora as criadas por veterinários apresentassem menos deficiências em nutrientes essenciais. A maioria das receitas necessitava de concentrações de três ou mais nutrientes, com algumas a precisarem de quantidades adequadas de até 19 nutrientes essenciais. Além disso, muitas receitas tinham deficiências graves, fornecendo menos de 50 por cento das doses recomendadas de vários nutrientes essenciais, incluindo colina, ferro, zinco, tiamina, vitamina E e manganês. Se essas receitas prejudicariam os gatos, isso varia de acordo com as instruções de alimentação, o tempo de dieta, a saúde do gato e o grau de deficiência nutricional da receita. Os investigadores encontraram apenas cinco receitas, todas de autores veterinários, que reuniam todos os nutrientes essenciais, exceto um.

Algumas receitas mais preocupantes

Sete por cento das receitas apresentavam ingredientes potencialmente tóxicos para os gatos, incluindo alho ou alho em pó, cebola e alho francês. Os cientistas também encontraram receitas que introduziam produtos animais crus, sem mencionar os riscos potenciais de contaminação bacteriana. Algumas receitas que incluíam ossos não mencionavam sequer a importância de triturá-los para evitar ruturas gastrointestinais.

Alguns donos de gatos escolhem receitas caseiras por desejarem um maior controlo sobre a dieta do animal. Outros acreditam que seu gato deve ter uma dieta vegetariana ou com ingredientes orgânicos ou de origem sustentável. Larsen advertiu, no entanto, que os donos de gatos devem ser cautelosos com as receitas caseiras e que, por outro lado, não devem temer a alimentação comercial, contudo, sublinha, caso os donos queiram seguir uma alimentação caseira para o seu felino, consulte um veterinário com formação em nutrição.

Pode ler mais sobre o estudo, aqui.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar a vida com um animalEstilo de vida ativo reduz o medo em cães