Como cuidar do seu animal em época de Covid-19

 In Animais de estimação

Nesta época de pandemia em que vivemos, muitas são as dúvidas sobre as hipóteses de também os nossos animais poderem ser contagiados ou, por outro lado, de serem portadores do coronavírus que origina o Covid-19. Leia o texto e tire as suas dúvidas. 

O que se sabe?

Até ao momento, não existem estudos que comprovem o risco de contaminação. Contudo, a melhor arma – contra algo que ainda não se conhece bem – é prevenir. A prevenção é a chave da segurança para nós, humanos, e para os nossos animais.

E que cuidados devemos ter?

Não permitir que toquem no seu animal – É verdade que os animais gostam de receber festinhas. Contudo, tal como acontece quando as pessoas tocam com as mãos noutras superfícies – e estas têm vírus – este passa para a pelagem do seu animal. Por isso, a melhor demonstração de afeto é proteger o seu animal do toque de terceiros e do contacto com outros animais, garantindo que faz o melhor por ele, por si e por todos.

Evitar locais movimentados – Neste tópico, evite passear o seu animal em locais com muita gente. Procure sítios mais calmos e sem pessoas ou outros animais.

Limpar as patas dos animais – A higiene é essencial na prevenção contra a propagação do vírus, quer em humanos ou animais. No regresso de cada passeio com o seu animal doméstico, as patas devem ser limpas antes de entrar em casa, principalmente as almofadinhas plantares – por cima, por baixo e entre os dedos. Além das patas, também a barriga e o focinho devem ser limpos para garantir a máxima higiene, tomando o cuidado necessário para não tocar nos olhos.

Utilize produtos veterinários – Sobre a limpeza, opte, sempre que possível, por utilizar produtos veterinários, próprios para os animais. Seja para a limpeza das patas, barriga ou focinho, utilize sprays ou toalhetes com base em clorexidina.

Uso de álcool– A utilização de álcool nos animais é uma questão que se levanta e que divide opiniões. Há quem não recomende a utilização de álcool, mas aceita que o façam na ausência de outras opções. Ainda assim, o álcool deve ser utilizado em pequenas porções e sem causar fricção para evitar irritar a pele dos animais.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

mportância da vacinação em animais de companhiaA quarentena também afeta os nossos animais