Como cuidar do seu animal durante o inverno

 In Animais de estimação, Cães

Com a chegada das temperaturas mais baixas, é importante cuidar da saúde do seu animal de companhia, uma vez que ele pode adoecer. Por exemplo, cães mais idosos começam a ter mais dor devido a condições como a artrite, que podem ser exacerbadas, ou podem contrair doenças virais, como gripe, ou problemas respiratórios, como tosse. 

Mantenha-o aquecido. Atualmente existem muitas roupas quentinhas para o seu animal de companhia, e pode encontrar tamanhos e modelos personalizados.  No caso de o seu animal não se habituar a usar roupas, ter um bom cobertor na sua cama é o ideal para o manter aquecido durante o dia e a noite. Se o seu animal dorme fora de casa (gato ou cão), é muito importante considerar que ele durma dentro de casa durante o tempo frio, ou então, adapte o local, tornando-o mais quente e confortável.

Alimentação. Os humanos tendem a consumir alimentos mais calóricos ou mais quentes durante o inverno. No caso do seu animal de estimação, isso não é necessário, a menos que seja indicado pelo seu veterinário. Será sempre aconselhável manter a sua alimentação de boa qualidade, para que receba os nutrientes e proteínas necessários para aumentar as defesas do seu sistema imunitário durante esta época do ano.

Evite dar banho. A recomendação é evitar dar banho e tosquiar nesta época do ano, mas se for mesmo necessário, dê-lhe banho num local fechado e certifique-se de que a água está morna. É muito importante que o seque bem e que o mantenha num local aquecido. Não o leve para o frio após o banho, uma vez que a mudança de temperatura pode prejudicar a sua saúde.

Passeios e Exercício. O exercício físico é saudável em qualquer época do ano. Procure passeá-lo nas horas mais quentes e evite choques térmicos antes de o levar para a rua. Faça caminhadas mais curtas ou brinque com ele num parque. Lembre-se de proteger o seu animal da melhor maneira possível antes de sair de casa, ambos, tutor e animal de estimação, devem estar seguros e aquecidos. As atividades em casa também ajudarão os dois a manterem-se em forma e aquecidos, se não tiver a oportunidade de sair.

Estímulos. Se tiver um cão mais idoso, nas estações frias é mais provável que ele sinta dores nos ossos ou nas articulações. Nesse caso, tente estimulá-lo a andar em casa, esticando as pernas ou mesmo fazendo massagens.

Vacinação. Existem várias doenças que são mais suscetíveis de serem contraídas no inverno, como por exemplo a tosse do Canil. Contudo, cumprir a vacinação confere imunidade ao seu animal.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Alimentos proibidos para cães e gatosComida seca ou crua para cães?