Comida seca ou crua para cães?

 In Animais de estimação

Uma alimentação à base de crus parece ativar o sistema imunitário da pele, bem como a expressão dos genes que aumenta a produção de antioxidantes e que têm efeitos anti-inflamatórios, revela um estudo finlandês publicado recentemente.

No estudo, os cães (48 Staffordshire Bull Terriers) foram divididos em grupos cuja dieta foi baseada em alimentos secos ou crus durante um período de aproximadamente quatro meses.

“Antes da intervenção dietética, comparando cães atópicos e saudáveis, foram encontrados apenas um total de oito genes que funcionarem de várias maneiras na pele dos animais, mas a intervenção aumentou muito esse número”, explicou, em comunicado de imprensa, a líder da investigação, Johanna Anturaniemi, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Helsínquia, adiantando que “a dieta parece fazer uma grande diferença na expressão dos genes da pele.”

O efeito da dieta na expressão genética da pele já tinha sido associada ao sistema imunitário, antioxidantes e processos inflamatórios. Os alimentos crus parecem ativar o sistema de defesa imunitária da pele e também a expressão de genes que aumentam a produção de antioxidantes ou que têm efeitos anti-inflamatórios.

As diferenças na expressão genética cutânea entre cães atópicos e saudáveis ​​destacam a possibilidade de deficiências no metabolismo lipídico e na proliferação de queratinócitos (células diferenciadas do tecido epitelial (pele) de indivíduos atópicos. Ambos desempenham um papel fundamental no funcionamento normal da barreira cutânea. Estes resultados apoiam estudos anteriores que já tinham avançado esta evidência.

Para o estudo foram avaliados um total de 48 cães, dos quais oito foram selecionados para sequenciamento de RNA (ácido ribonucleico). Quatro dos oito cães eram saudáveis ​​e representavam ambos os grupos dietéticos igualmente, assim como os outros quatro cães selecionados para sequenciamento que sofriam de dermatite atópica.

Pode ler o resumo do estudo, aqui.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Como cuidar do seu animal durante o invernoalergias em caes