Com a idade cães sentem menos as emoções negativas

 In Animais de estimação

As mudanças no cérebro relacionadas com a idade podem alterar o modo como as emoções são processadas. Isto é algo que acontece nos seres humanos: os idosos prestam menos atenção às emoções negativas e lembram-se pior dos estímulos que mostram emoções desagradáveis, enquanto que o processamento de emoções positivas permanece intacto.

Ainda não se sabe muito sobre o que é conhecido como “efeito da positividade”, embora se pensasse que isso afetaria apenas os seres humanos. Mas, de acordo com investigadores do Senior Family Dog Project, algo muito semelhante acontece nos cães idosos.

A reatividade dos cães em relação a diferentes sons muda com a idade: é isso que os investigadores do Senior Family Dog Project provaram.

Para o estudo analisaram as reações espontâneas de 40 cães (com capacidade auditiva normal) a três tipos diferentes de sons humanos: sons positivos (risos), sons negativos (choro) e sons neutros (soluços e tosses).

Os cães que participaram no estudo foram divididos em dois grupos: até 5 anos e idosos acima dos 10 anos.

Os resultados mostraram que os cães idosos reagem mais lentamente apenas a sons negativos (neste caso, a chorar), de acordo com os efeitos da positividade relacionados com a idade, enquanto o tempo de reação a outros sons é igual à de cães jovens.

Ou seja, envelhecer tem outro benefício, também no caso dos cães: eles também sentem o “efeito da positividade” e tendem a ignorar as emoções negativas, mas ainda prestam a mesma atenção aos estímulos positivos.

Os cães são a primeira espécie não humana em que a existência do “efeito positividade” foi comprovado. Isso sugere que o envelhecimento cerebral afecta o processamento de emoções de maneira semelhante em cães e humanos, confirmando que o cão é um modelo especialmente útil e valioso para analisar também o envelhecimento humano, nas palavras do principal autor do estudo, Enikő Kubinyi. E é mais um motivo, acrescentamos, para considerar a adopção de um cão mais velho J

Mais informação:

Old dogs only listen to what they want to hear and it is positive

https://www.nature.com/articles/s41598-019-56636-z

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Os cães sabem contar?Quanto vale a vida de um cão?