Cães também se “viciam” na corrida

 In Animais de estimação, Cães

Dizem os cientistas que a Euforia do Corredor (ou Runner’s High, em inglês) consiste num estado de euforia experimentada não só por corredores, mas por qualquer pessoa que pratique exercício físico vigoroso.

Agora, um estudo da Universidade do Arizona, EUA, mostrou que os cães também têm essa sensação, dado que, segundo explicam os cientistas, cães e humanos têm neurotransmissores que agem de modo muito semelhante.

Após uma atividade aeróbica moderada e intensa, geralmente, os humanos produzem uma ampla gama de recompensas neurobiológicas, popularmente chamada de “euforia do corredor”, uma sensação que pode ser útil para incentivar o exercício aeróbico habitual.

Os endocanabinóides (eCB) são neurotransmissores endógenos que parecem desempenhar um papel importante na formação dessas recompensas, ao ativar no cérebro os receptores canabinóides nas regiões de recompensa durante e após o exercício.

Para o estudo, os cientistas mediram os eCBs do sangue em humanos, cães e furões (considerados mamíferos não corredores) antes e depois de terem corrido para testar a hipótese de que as recompensas neurobiológicas estão relacionadas com o exercício de alta intensidade.

Assim, os investigadores mostraram que humanos e cães partilhavam uma sinalização de eCB induzida pelo exercício vigoroso significativamente maior após uma corrida de resistência de alta intensidade.

A sinalização do eCB não mostrou um aumento significativo após a caminhada e, no caso dos furões, nunca aumentou, independentemente do nível de exercício. Deste modo, sugerem os investigadores, uma recompensa neurobiológica pelo exercício pode explicar por que, tanto seres humanos como outros mamíferos realizam, com regularidade, exercícios aeróbicos, apesar dos custos associados ao gasto de energia e aos riscos de lesões.

Leia o estudo na íntegra.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Porque é que os gatos dormem muito? Hospital Veterinário de São BentoSerá que o meu gato está com gripe?