Cães sonham com os humanos que amam

 In Animais de estimação, Cães

Quando o dia do seu cão termina e ele adormece, os seus sonhos começam … e é nesse universo onírico que aparecem quem mais eles amam.

Com certeza que já se questionou sobre o que será que o seu cão sonha enquanto dorme, especialmente quando o ouve emitir sons estranhos que parecem estar numa situação aflitiva.  Pode pensar que ele sonha com comida, com a bolinha ou com outro brinquedo especial. Será que ele sonha que brinca com outros cãezinhos ou estará a perseguir gatos?

No fundo, o mais provável é que ele sonhe, entre outras coisas, com os seus próprios tutores e, principalmente, com a pessoa com quem passa mais tempo. De acordo com a psicóloga clínica e evolutiva Deirdre Barrett, da Universidade de Harvard, os canídeos sonham com os seus cuidadores. Barret, que passou vários anos a estudar o comportamento do sono em humanos, diz que o sono dos cães é muito semelhante ao do ser humano. “Não há razão para pensar que os animais são diferentes. Como os cães geralmente são muito apegados aos seus donos, humanos, é provável que o seu cão sonhe com o seu rosto, o seu cheiro, com as brincadeiras que faz consigo”, explica a cientista à revista People, neste artigo.

Durante a entrevista, a psicóloga explicou que a maioria dos mamíferos tem um ciclo de sono semelhante ao dos seres humanos, entrando primeiro na fase de sono profundo, no qual o cérebro está menos ativo, e depois em períodos de atividade denominado sono R.E.M., ou Rapid Eye Movement (“movimento rápido dos olhos”). A fase em que o cérebro está mais ativo e quando começamos a sonhar.

Haverá algo mais amoroso do que saber que o seu cão pode sonhar consigo? 😍😍😍

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comunicado Covid 19Animais refletem estados emocionais dos donos?