Cães são mesmo os melhores amigos das crianças

 In Animais de estimação, Cães

Se ainda tem dúvidas em aumentar o seu agregado familiar, fique a saber que, além de fonte de amor, os cães são fortes aliados no desenvolvimento emocional das crianças.

Um estudo realizado por cientistas da University of Western Australia (UWA) constatou que as crianças que convivem com cães apresentam um melhor desenvolvimento emocional do que aqueles que não passaram por essa experiência.

Por outras palavras: o cão da família pode ser um companheiro indispensável para a educação dos seus filhos. De acordo com o estudo, crianças com idades entre os 2 e os 5 anos que mantêm fortes ligações com animais de companhia demonstram menos problemas comportamentais do que os seus pares. Entre outras conclusões, a investigação mostrou, por exemplo, que têm 34% mais probabilidade de apresentar comportamento pró-social.

Segundo a investigação australiana, os mais pequenos que saíram para passear com o cão da família acumularam, em média, 29 minutos a mais de atividades físicas por semana do que as crianças sem animal de companhia.

O estudo avança ainda que os impactos dos cães na vida das crianças nesta fase (dos 2 aos 5) ficam para sempre — desde habilidades motoras, conquistadas inclusive na interação física com os animais, até emocionais.

Esta investigação analisou apenas a relação entre cães e crianças, pelo facto de os cães serem animais que costumam interagir mais com os humanos, no entanto, alguns estudos já demonstraram que os gatos têm papel semelhante, ajudando, por exemplo a aumentar a noção de responsabilidade nas crianças.

Pode ler mais sobre o estudo, aqui.

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Estilo de vida ativo reduz o medo em cães4 Dicas para ter um Natal seguro para seu Pet