Cães reconhecem os donos pela voz?
Um novo e peculiar estudo, realizado por investigadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), Hungria, mostrou que os cães são capazes de reconhecer os seus “humanos favoritos” através da voz, sem usar o olfato ou a visão para fazê-lo. Mesmo quando tentam enganá-los…
O objetivo dos cientistas do Departamento de Etologia da ELTE, Hungria, foi testar se os cães são capazes de reconhecer os seus tutores apenas ouvindo a sua voz e, paralelamente, ver como fazem isso – o quê exatamente ajuda os cães a distinguir uma voz de outra.
Para esta peculiar investigação, participaram 28 duplas de pessoas e cães que fizeram uma espécie de jogo infantil das escondidas: no laboratório criaram dois espaços onde as pessoas podiam esconder-se. Atrás de uma barreira estava o dono e atrás da outra, um estranho.
Cada um dos participantes lia alguns textos, receitas de cozinha em tons diferentes. Além disso, buscaram vozes muito parecidas com a de cada dono e outras muito diferentes, para facilitar ou dificultar a vida dos cães.
Os cães encontraram o seu dono em 82% dos casos. E para terem a certeza de que aquele cheiro não era a chave de como localizaram a sua “pessoa favorita”, nas duas últimas rodadas os cientistas reproduziram a voz do dono do local onde estava escondida a outra pessoa, um estranho. Os cães continuaram a ser guiados pela voz, mostrando que não estavam a usar o olfato quando realizavam a tarefa.
Esta é a primeira demonstração de que os cães conseguem diferenciar a voz do seu tutor da de muitas outras pessoas. O estudo também mostrou que os cães usam algumas, mas apenas algumas, das mesmas propriedades da voz que os humanos para reconhecer quem está a falar”, conclui Andics Attila, membro da equipa de investigadores.
Pode consultar todos os dados do estudo aqui.