10 minutos com um cão alivia dor e ansiedade em pessoas doentes

 Em Cães

Um estudo muito interessante, realizado pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, confirma os potenciais benefícios da presença de cães em hospitais, especificamente na sala de urgências.

O objetivo dos investigadores foi medir o efeito dos cães de terapia no controlo da dor, ansiedade, depressão e na promoção do bem-estar, num ambiente particularmente stressante, e onde, geralmente, as pessoas recorrem, justamente, por se sentirem doentes.

Em comunicado de imprensa, os cientistas explicaram que se trata do primeiro estudo controlado desse tipo realizado no Canadá e, possivelmente, no mundo.

Nesta investigação, realizada num hospital canadiano, participaram mais de 200 pacientes, escolhidos aleatoriamente, os quais receberam uma visita de um cão de terapia, acompanhado do seu tutor, durante 10 minutos.

Os dados foram recolhidos imediatamente antes da visita de 10 minutos, logo após e 20 minutos depois da visita. No grupo de controlo, os dados foram recolhidos duas vezes, com um intervalo de 30 minutos entre elas.

Os resultados indicaram que 48% dos pacientes que interagiram com os cães experimentaram uma redução dos níveis de ansiedade, sendo ligeiramente maior em homens que em mulheres. 43% disseram sentir menos dor, entre outras mudanças positivas, e, neste caso, o efeito da visita dos cães de terapia foi semelhante em ambos os sexos.

Esses resultados são significativos e úteis, pois fornecem informações importantes “sobre o potencial valor dos cães de terapia em afetar a experiência de dor dos pacientes e diminuir os níveis de ansiedade e depressão e promover bem-estar”.

Leia o estudo integral, aqui. 

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Férias com os patudos8 cuidados a ter com o seu cão durante o verão