10 coisas que deve saber antes de ter o seu primeiro cão
Ter um cão é sinónimo de felicidade, mas requer tempo, ambiente, despesas, vacinas, veterinários, entre outros fatores. Vai ter um cachorrinho na família? Parabéns! Saiba como cuidar dele.
- Os cães requerem muito tempo e energia da nossa parte.
-
- Têm que ser ensinados e passeados com frequência e claro a brincadeira é indispensável na vida de um cão. Assim se tem um cão feliz também será um dono feliz! No entanto, se trabalha muitas horas por dia e se vive sozinho, talvez um cão não seja a melhor opção como animal de estimação.
-
- Qualquer cão que escolha, tenha em conta o ambiente onde ele vai habitar. Se viver num apartamento, então um cão de raça média ou grande não é aconselhável. Nenhum dono quer um cão com problemas de saúde, aborrecido ou destruidor! Por muito que sejam passeados, os cães grandes necessitam de muito espaço exterior!
-
- As necessidades fazem parte do dia-a-dia do seu cão. Portanto ensiná-lo onde fazê-las tem de fazer parte do seu dia-a-dia! Os cachorros precisam de muito tempo e dedicação nesta fase de aprendizagem, consulte o seu médico veterinário sobre dicas de como facilitar o processo. Se não tiver muito tempo para dedicar a um cachorro, considere adotar um cão adulto que já esteja educado neste aspeto. Em qualquer dos casos os passeios diários são indispensáveis.
-
- Os passeios não são só para as necessidades! O passear permite que o seu cão explore, fareje e brinque fora do seu ambiente normal. Os passeios diários permitem um crescimento saudável do seu cão, tanto fisicamente como psicologicamente. Além do mais previne que o seu cão destrua objetos em casa e torna-o num animal mais sociável.
-
- Passear não chega para manter o seu cão entretido. Brinquedos, bolas e atenção são essenciais para a vida de qualquer cão, seja jovem ou adulto, seja pequeno ou grande! Se o seu animal tiver brinquedos para roer e bolas para apanhar, não só estará a prevenir comportamentos “destrutivos” como também estará a proporcionar ao seu animal exercício físico e entretenimento para quando ele estiver sozinho.
-
- A vacinação e desparasitação do seu cão é uma necessidade básica! As vacinas e os desparazitantes previnem muitas doenças contagiosas e potencialmente letais para o seu cão. É importante protege-los contra perigos externos e proteger também a sua família e outros animais que possam vir a residir na mesma casa.
-
- Tenha atenção sobre a região onde vive e informe-se com o seu médico veterinário das doenças mais comuns na sua zona! Se o seu cão tiver acesso ao exterior é importante saber a que perigos externos ele pode estar susceptível e quais os sintomas que pode apresentar caso seja exposto a um desses perigos.
-
- Esterilizar o seu cão é muito importante! Seja cão ou cadela, quanto mais cedo puder esterilizar o seu animal melhor! O ideal é esteriliza-los antes que entrem na puberdade, pois vai prevenir muitas doenças como o cancro da próstata nos machos e cancros mamário nas fêmeas. A esterilização ajuda também a diminuir o comportamento de cães muito dominantes e agressivos.
-
- Um cão, como qualquer outro animal é dispendioso! Consultas no veterinário, vacinação, desparasitação, alimentação, brinquedos etc… são muitas das necessidades básicas que terá que ter em conta aquando a sua aquisição. Antes de levar um cãozinho para sua casa, certifique-se que tem condições para o manter! Esta consciência ajuda a prevenir futuros abandonos e maus tratos.
- Ter um cão tem muitos benefícios! A presença de um animal, nomeadamente um cão em casa ajuda a estimular o nosso sistema imunitário (particularmente o das crianças), tornando-nos mais resistentes a várias doenças. Crianças que cresçam numa casa com um cão têm menos probabilidade de desenvolver alergias mais tarde. Os cães protegem a saúde do nosso coração! Está provado que só o ato de dar festinhas a um cão reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Como se não bastasse, os cães reduzem a incidência de depressão nos seus donos e reduzem o stress! Conclusão: cão feliz, dono feliz!Qualquer dúvida que tenha, contacte-nos através do +351 21 3972 997, do geral@veterinario.pt ou visite-nos.
Artigos recentes