Cistite nos cães: o que é e quais os sinais?

 Em Animais de estimação, Cães, Clínica Geral

Tal como nos humanos, os animais também podem contrair infecções urinárias. São várias as causas que podem levar a este problema de saúde, por isso, o melhor é estar atento e consultar periodicamente o seu veterinário.

Cistite nos cães | Hospital Veterinário de São Bento, Lisboa

O que é? A cistite é uma inflamação na bexiga também conhecida por infeção urinária.

Quem são os mais afectados? Os cães idosos são mais vulneráveis, assim como as fêmeas adultas após o cio e animais que tenham o sistema imunitário comprometido.

Como acontece? A infeção urinária pode desenvolver-se através do simples contacto do animal, quando vai fazer o xixi diário, com o solo infectado por bactérias ou fungos. Outros problemas de saúde podem, contudo, concorrer para o aparecimento da inflamação urinária. Doenças como diabetes, tumores, cálculos renais podem estar na sua origem, assim como a toma de certos medicamentos.

Quais são os sinais? Um cão com cistite geralmente começa a urinar com maior frequência, e a sua urina é acompanhada de um odor forte, que pode também conter sangue. O facto de fazer xixi pode começar a tornar-se desconfortável para o animal, dado causar dor, o que pode ser perceptível ao dono. Também podem ocorrer outros sinais, tais como falta de apetite, comportamento abatido, febre, e fraqueza.

Tratamento? O tratamento da infecção urinária de origem  bacteriana é normalmente feito através da toma de antibióticos. Outras doenças que possam estar na sua origem necessitarão de outro tipo de tratamentos.

Qualquer dúvida ou esclarecimento, não hesite em contactar-nos, basta ligar para o +351 21 3972 997, enviar e-mail para geral@veterinario.pt ou visitar-nos.

Artigos recentes
Gel oral diminui ansiedade em cãesOncologia: a importância do diagnóstico precoce