Tosse do canil, “a gripe dos cães”

 Em Cães, Clínica Geral, Comportamento Animal, Dicas, Exames Veterinários, Gatos, Sem categoria

Tal como nos humanos, os cães também podem ser afectados por doenças que proliferam mais no tempo frio, como a tosse do canil. Os sintomas são muito semelhantes aos apresentados nos humanos quando acometidos de gripe. A vacinação é de extrema importância para a prevenção.

O que é a tosse do canil?

A tosse do canil, também denominada traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença respiratória relativamente comum nos cães. Na sua origem estão vários microrganismos, em particular os vírus parainfluenza canina, Influenza canina e Adenovírus canino tipo 2, bem como a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Como se transmite?

Sendo uma doença transmitida por contacto direto, tem uma grande capacidade de propagação em locais onde estão muitos animais juntos, como por exemplo canis (daí a origem do nome). Mas também o convívio na rua e nos parques com outros cães pode dar origem ao contagio.

Como se manifesta?

Os animais infetados sofrem de tosse seca constante e espirros. Em casos mais graves, podem surgir sintomas como febre, perda de apetite, secreções nos olhos ou tosse com expetoração. A doença pode chegar a evoluir para infecções do sistema respiratório, como bronquite e pneumonia.

Quem corre mais risco?

Os cães mais jovens e/ou ainda não vacinados para a tosse do canil e os mais idosos, cujas defesas poderão estar mais baixas.

Tratamento?

Para esta situação, o seu médico veterinário poderá prescrever medicação antibiótica, anti-inflamatória e antitússica. Caso o animal fique desidratado, pode ser necessária a administração de fluídos e inalações. Durante o tratamento, os cães devem ficar em repouso.

A melhor prevenção é mesmo a vacinação. Se o seu cão ainda não foi vacinado ou tem a vacinação em atraso, evite expo-lo a ambientes onde possa ser contaminado.

Se notar no seu cão algum dos sintomas de que falámos neste artigo, já sabe que pode sempre contar com o hospital.

Basta ligar para o +351 21 3972 997, enviar e-mail para geral@veterinario.pt ou visitar-nos.

 

Artigos recentes

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.