Otite nos cães: sinais, tratamento e prevenção

dog_pexels

Quase de certeza que já viu um cão coçar as orelhas insistentemente, sacudir a cabeça, chegando até a ganir de dor quando o faz. Então saiba que estes são sinais de otite, uma inflamação no canal auditivo que causa bastante desconforto ao seu animal.

Sinais: o mais evidente é o coçar das orelhas e o abanar frequente da cabeça. Secreções amareladas ou escuras e com cheiro desagradável também podem indicar que a infeção está instalada.

Causas: a doença costuma ser de origem infeciosa, parasitária, fúngica ou seborreica. Se não for bem tratada, a otite pode conduzir a meningite e ou infeção generalizada, duas condições que podem ser fatais.

Diagnóstico: durante o exame clínico, o veterinário efectua uma otoscopia, usa um aparelho para analisar o canal auditivo.

Tratamento: o tratamento é feito com antibiótico no caso das otites bacterianas, antifúngicos para a otite fúngica, antiparasitários para a otite parasitária e ceruminolíticos, quando se trata de uma otite ceruminosa ou seborreica.

Prevenção: proteja as orelhas do seu animal durante o banho, efetue a limpeza do canal auditivo externo e não deixe que passeiem com a cabeça fora da janela do carro, evitando que o vento nas orelhas lhes cause problemas.

Se notar no seu cão algum dos sinais que falámos neste artigo, já sabe que pode sempre contar com o hospital. Basta ligar para o +351 21 3972 997, enviar e-mail para geral@veterinario.pt ou visitar-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *