Nova companhia felina para o seu gato

Está a pensar trazer uma nova companhia felina para o seu gato? Leia este artigo e fique a saber a melhor maneira de introduzir novos gatos numa colónia.

Nova companhia felina para o seu gato

Os gatos são animais bastante territoriais e o seu sentido de domínio está bem vincado.

O primeiro cuidado a ter quando introduz um novo felino é certificar-se de que este tem todas as vacinas e de que não possui nenhuma doença que possa contagiar o residente felino, como por exemplo coriza, conjuntivite, FIV e FeLV, pulgas ou fungos.

Depois da confirmação de que a saúde do gato já residente não está em risco, coloque o novo gato restrito a uma divisão onde este se possa ambientar aos cheiros da casa.

Fale com ambos os gatos calmamente e mantenha a sua rotina diária.

Quando o novo gato já estiver mais ambientado, deixe-o explorar o resto da casa e inclusive os objetos utilizados pelo gato residente, tais como os brinquedos, as mantinhas e as caminhas. Faça esta troca também com o gato residente, sem que o novo residente invada os locais mais territoriais do primeiro felino e sem que eles se cruzem.

Deve ter uma caixa de areia para cada gato até ao momento em que eles se encontram.

Após cerca de 1 semana de ter chegado o novo residente e se este estiver calmo e ambientado, comece a deixar que o contacto entre ambos seja feito, sempre sob a sua vigilância, não permitindo confrontos agressivos. A melhor altura para fazer este contacto é durante a refeição de ambos, pois o foco na comida sobrepõem-se à desconfiança.

Se achar que a apresentação não está a ter bons resultados, então repita o processo testando e tentando perceber qual a melhor altura para uma aproximação.

Já sabe, tal como os humanos, os animais também são ciumentos e é importante que o felino residente sinta que não está a ser trocado e que tenha a mesma dose de mimos que tinha anteriormente. Tal como para o novo felino, é importante que este tenha a mesma dose de mimos que o felino já residente.

Em caso de dúvida contacte-nos, através do número de telefone +351 21 3972 997 ou do e-mail geral@veterinario.pt. Estamos disponíveis 24h por dia  para o ajudar e receber.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *