Importância do treino do cão nos primeiros meses

Normalmente diz-se que um cão está apto ao treino aos três meses de idade, altura em que já se desenvolveu ao ponto de aprender diversos comportamentos. Porém, o período entre os 21 e os 84 dias é um dos mais importantes, sendo normalmente apelidado de impressão digital, uma vez que é nesta fase que o cão aprende a socializar e também a adquirir experiências num novo ambiente.

Importância do treino do cão nos primeiros meses

Aquilo que acontece nesta fase é muito importante e pode ser levado pelo cachorro para o resto da vida, sendo que o cão deve ser apresentado ao maior número de estímulos diferentes (pessoas, sons, outros cães). Problemas como a ansiedade por separação, a dominância ou a agressividade podem ocorrer no futuro, não por falta de treino do cão ou de capacidade dos donos, mas porque nesta fase houve como que um “trauma” que condicionou toda a aprendizagem do novo membro da família.

Os donos são então deparados com um problema: como posso socializar o meu cão se este nem pode pisar a rua por causa da falta das vacinas? É muito importante que o plano vacinal não condicione esta fase do cão. Procure levá-lo ao maior número de sítios para que contacte com pessoas e situações diferentes. Leve o seu cão ao colo e deixe-o conhecer o mundo exterior.

Treino em casa: a base para o futuro

Nesta fase, em casa, pode começar a impor as suas regras, já que estas são a base daquilo que mais tarde será o treino do seu cão. É importante para o seu amigo de quatro patas conhecer os limites daquilo que pode ou não fazer: onde pode ou não fazer xixi, se pode ou não subir ao sofá ou para a cama, por exemplo.
Comece por comportamentos básicos, como o sentar e o deitar; o ponto-chave é a relação dono-cão e, para ambos, o treino deve ser algo agradável, no qual o cão é recompensado por fazer aquilo que o seu dono quer (reforço positivo).

Como devo recompensar o meu cão?

Cada animal é singular e portanto também o treino deve ser adequado ao seu amigo. Procure entender aquilo de que o seu animal mais gosta: se for brincar, por exemplo, use esse estímulo para o recompensar; se, por outro lado, tem um guloso em casa, use biscoitos ou a própria ração para fazer do seu melhor amigo um cachorro obediente.

Não consigo treinar o meu cão sozinho

Não se preocupe! Treinar um cachorro pode não ser fácil: os animais tem a sua própria personalidade e temperamento, portanto nem todos reagem à mesma velocidade e com a mesma disponibilidade àquilo que lhes é ensinado. Se está com dificuldades em educar o seu cão, procure ajuda de escolas de treino canino ou de treinadores. Também o seu médico veterinário poderá ser uma preciosa ajuda.

Nunca se esqueça, um cão treinado, é um cão mais sociável e mais feliz!

Se tiver questões ou precisar de ajuda para treinar o seu cão, o Hospital Veterinário está sempre disponível. Contacte-nos através do e-mail geral@veterinario.pt ou do número de telefone +351 21 3972 997.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *