Higiene oral para cães

É muito importante que a higiene oral do seu amigo de quatro patas esteja sempre ótima, para prevenir dores e doenças. Hoje explicamos-lhe como deve fazer a escovagem aos dentes do seu cão e dizemos-lhe alguns cuidados a ter. :)

higiene oral dos cães

Pastas de dentes, escovas de dentes e barras mastigáveis

Escovar regularmente os dentes do seu cão é a melhor forma de prevenir a doença periodontal e manter sempre os dentes e as gengivas saudáveis. A escova de dentes deve ser apresentada aos cães gradualmente, para que eles se possam habituar a ela e a associarem a uma boa experiência.
Existem diferentes formatos de escova, sendo que deve escolher a mais confortável para o seu cão e a mais prática para si.

Cuidados a ter quando escovar os dentes ao seu cão:

  • Ter uma escova e pasta dentífrica apropriada para cães, ou seja, não podem ser iguais às que habitualmente compra para si.
  • Ter as mãos sempre limpas e as unhas curtas.
  • Estar numa zona calma, com poucas distrações.
  • E, claro está, ter muita paciência.

É aconselhável que este procedimento se faça por 5 fases:

1º Dê a conhecer a pasta dentífrica ao seu cão, da forma mais natural possível

Espalhe o dentífrico no seu dedo indicador, deixe o seu cão lamber a pasta e repita esta ação várias vezes.

2º Deixe-o habituar-se a ter a pasta na boca

Espalhe a pasta dentífrica no dedo, esfregue suavemente o dedo sobre a superfície externa dos dentes e das gengivas. Coloque o seu dedo na boca do cão e pare se ele mostrar resistência ou desconforto. Repita algumas vezes.

3º Apresente-lhe a escova de dentes

Molhe a escova em água e espalhe o dentífrico. Deixe o cão lamber alguma pasta para se acostumar. Segure naturalmente a boca em torno do focinho, para impedir que o cão roa a escova. Prenda o nariz do cão e, levantando-lhe os lábios, escove suavemente os dentes caninos para cima e para baixo. Nesta fase, evite os dentes incisivos, já que são os mais sensíveis.

4º Continue com a lavagem dos dentes de trás

Repita o procedimento anterior e, calmamente, passe para os dentes atrás dos caninos, através de movimentos circulares. Vá apenas até onde o seu cão se sentir confortável e escove sempre os dois lados da boca.

5º Termine com a escovagem dos dentes incisivos

Depois da fase 4,  ainda faltam os dentes incisivos. Para escovar os incisivos da frente, mantenha a boca do seu cão fechada e, com a mão em torno do focinho, levante suavemente o lábio superior com o indicador, para estes dentes ficarem expostos. Delicadamente, escove os dentes da frente de cima para baixo e reforce gradualmente o tempo de lavagem.

Para uma máxima proteção escove os dentes do seu cão todos os dias.

Apesar de não substituir a escova dentária, uma forma de manter a saúde oral do seu cão é dando-lhe barras dentárias. Estas são desenhadas para os dentes e contribuem para controlar o aparecimento da placa bacteriana e do tártaro.

Caso tenha alguma dúvida ou esteja a deparar-se com alguma dificuldade ao lavar os dentes do seu cão, contacte-nos a partir do +351 21 3972 997 ou do geral@veterinario.pt.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *