Gravidez vs. Toxoplasmose

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma zoonose endémica a nível mundial. Pode ser congénita (ou seja, adquirida in utero) ou adquirida, e o seu responsável é um protozoário, de nome Toxoplasma gondii.

O seu hospedeiro definitivo são os felinos, embora qualquer mamífero possa ser hospedeiro intermediário. A infeção do gato dá-se, normalmente, através da ingestão de hospedeiros intermediários infetados por quistos. Após a infeção, o gato passa a libertar oocistos de uma forma intermitente, nas fezes. Estes oocistos são altamente resistentes, pelo que se mantêm viáveis durante meses.

A infeção no Homem ocorre, mais frequentemente, pela ingestão de carne crua ou mal cozinhada que contenha quistos tecidulares, e por oocistos esporulados que se encontram nas liteiras dos gatos, ou pela ingestão de água contaminada.

gravidez vs. toxoplasmose

O mito da gravidez vs. Toxoplasmose

Se está grávida ou a pensar ter um filho, por favor não abandone ou negligencie os seus animais. O mais provável é o seu gato não estar contaminado, e caso esteja, se adotar hábitos como fazer a limpeza da liteira com luvas e fazer uma correta desinfeção da mesma, o risco de contaminação é extremamente reduzido. Terá mais probabilidade de se infetar com Toxoplasma gondii pela ingestão de carne crua ou vegetais mal lavados do que através do seu fiel companheiro.


Se tiver ficado com alguma questão acerca desta infeção, não hesite em contactar o Hospital Veterinário, através do nosso número de telefone – +351 21 3972 997 - ou, se preferir, através do nosso e-mail geral@veterinario.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *