Doenças comuns do Pastor Alemão

Se tem um Pastor Alemão, sabe que é um cão muito inteligente, obediente e corajoso. Não é difícil ensinar-lhe o que é certo e o que é errado e é um ótimo cão de família. Mas o que sabe acerca das doenças que podem afetar o seu cão?

doenças comuns no pastor alemão

Displasia da anca

Esta doença ocorre a nível da articulação coxofemoral, mais vulgarmente conhecida como anca. A inserção do fémur no acetábulo sofre determinadas alterações, provocando luxações e dor no mesmo. Estas alterações fazem com que os animais comecem a coxear ou deixem mesmo de andar.

A maneira mais fácil de diagnosticar a displasia da anca é através da radiografia, podendo também recorrer-se a uma técnica chamada sinal de Ortolani, caso não pretenda efetuar a primeira. O tratamento é cirúrgico.

Displasia do cotovelo

A articulação do cotovelo pode ser afetada de diversas formas. O epicôndilo medial do úmero é um acidente ósseo localizado na parte de dentro do úmero, que não se forma corretamente. Essa má formação pode levar a pequenas fraturas junto ao cotovelo, que causam bastante dor e levam o animal a coxear, uma das principais queixas dos donos no que toca a este problema. Tal como a displasia da anca, o seu diagnóstico é feito principalmente através de radiografias e o seu tratamento apenas é possível cirurgicamente.

Piodermatite

Este tipo de doença origina uma reação na pele do seu cão: a tentativa de responder à infeção irá causar feridas com um conteúdo purulento. Apesar de ainda não estar totalmente estudada, esta infeção é muitas vezes associada a bactérias denominadas Staphylococcus aureus, que se encontram normalmente na pele, bem como ao aparecimento de pulgas ou alergias alimentares. Dependendo da causa, também o tratamento irá ser diferente.

Mielopatia Degenerativa

Esta patologia afeta a medula espinhal do seu animal, tendo consequências, principalmente, ao nível da locomoção e da força dos membros e podendo provocar, aos poucos, a paralisação total destes. Infelizmente, a doença em si é bastante complicada e o seu diagnóstico ainda mais, visto que a sua confirmação ao certo apenas pode ser feita através de um exame histopatológico (feito após a morte do animal).

Atrofia Acinar Pancreática

É uma doença que afeta várias raças, mas principalmente os pastores alemães. Trata-se de um processo imunomediado, que consiste numa reação do próprio corpo contra, neste caso, o pâncreas. O pâncreas divide-se em exócrino e endócrino, sendo o primeiro, onde se localizam enzimas importantes para a digestão, a parte afetada por esta doença. Com a falta destas enzimas, o animal terá uma maior dificuldade em aproveitar aquilo que consegue comer, dando origem aos sinais mais comuns desta doença, como perda de peso com aumento de apetite ou fezes moles.

 

Estas doenças têm uma forte componente genética, sendo transmitidas pelos pais. Apesar de tudo, as patologias referidas anteriormente são apenas algumas das mais comuns, entre a grande quantidade (cerca de 50) até hoje descoberta nos pastores alemães.

Se tiver alguma questão relativamente às doenças que podem afetar o seu Pastor Alemão, marque a sua consulta no Hospital Veterinário através do email geral@veterinario.pt ou do telefone +351 21 3972 997.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *