Alergias alimentares em cães e gatos

cão_lamber_pexels

Tal como nos humanos, cães e gatos podem desencadear alergias alimentares. Comichão constante, erupções, problemas gastrointestinais podem ser alguns dos sintomas da patologia. E o que podemos fazer para minimizar? Deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre a doença e como pode ajudar o seu amiguinho a ter uma vida mais saudável.

O que é? quando é ingerida uma substância específica presente no alimento, o sistema imunitário responde de um modo excessivo.
O que acontece? Problemas de pele: cães e gatos coçam-se incessantemente até provocarem feridas; Problemas gastrointestinais, diarreias que podem ser bastante graves se não forem tratadas.

Causas?
aditivos, conservantes e outras substâncias químicas usadas na produção de rações industrializadas. No entanto, alguns animais, são alérgicos à proteína de origem animal, assim como a lacticínios.

Sintomas? os sinais clínicos mais comuns são: comichão, vermelhidão e descamação na pele, com lesões provocadas pelo coçar.

Prevenção? em primeiro lugar, evite comprar ração de baixa qualidade e opte por uma alimentação completa e com uma boa fórmula. No caso dos cães, outro factor é não dar banhos em excesso, que retiram a oleosidade natural que protege a pele. Contudo, há animais que podem ser a alérgicos a múltiplas substâncias, pelo que falar com o seu veterinário é a melhor opção para encontrarem o melhor caminho para o controlo da situação.

Tratamento? mude a ração e escolha uma de melhor qualidade que vá ao encontro da diminuição da sintomatologia do animal. Se ele for muito alérgico, opte por refeições caseiras, orientadas pelo veterinário, de modo a que cumpra as necessidades nutricionais.

Qualquer questão que lhe ocorra sobre este ou outro tema, não hesite em contactar-nos, através do nosso número de telefone,+351 21 3972 997, ou do nosso e-mail, geral@veterinario.pt. Estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *