A Primeira Consulta do seu Cão

A primeira ida ao veterinário é muito importante na vida de um animal, pois tem como objetivo verificar que o seu animal se encontra saudável e também educar o dono nos cuidados a ter com o seu cão.

primeira consulta cão

O que pode esperar da primeira consulta

A primeira parte da consulta consiste na recolha da historial clínico. Nesta fase, o seu médico veterinário irá fazer-lhe algumas perguntas sobre o seu animal de modo a poder compreender melhor o estilo de vida e estado de saúde do seu animal.

Em seguida, o seu médico veterinário irá proceder à realização de um exame de estado geral, que consiste principalmente nos seguintes passos.

  • Pesar e medir a temperatura do seu cão
  • Medir o pulso, frequência cardíaca e frequência respiratória
  • Auscultação do coração e dos pulmões
  • Palpação de várias zonas do corpo
  • Observação dos ouvidos, olhos, nariz e boca, dentes e pele

Após o exame físico, o seu médico veterinário irá falar-lhe de iniciar um protocolo de vacinação e desparasitação para o seu cão. A vacinação canina ajuda a manter o cachorro saudável e vai ajudar a prevenir a propagação de doenças, beneficiando a população canina em geral. A primeira vacina do cão é, normalmente, administrada às 8 semanas, seguida de reforços que asseguram uma proteção adequada contra a doença. Os reforços anuais são necessários para manter a imunização. Em Portugal, os cães são vacinados contra as seguintes doenças: a esgana, parvovirose, leptospirose, hepatite, raiva, tosse do canil e parainfluenza.

Os pequenos parasitas que se podem alojar no organismo do seu cachorro não são bons para a sua saúde, daí a extrema importância da desparasitação regular. A desparasitação atua em parasitas externos (como por exemplo pulgas e carraças) e contra parasitas internos. A desparasitação deve ser efetuada de forma regular e sistemática de acordo com o protocolo definido pelo seu médico veterinário. A desparasitação dos cachorros é mais rigorosa, pois estes são animais mais sensíveis do que os cães adultos.

A importância da aplicação do microchip

Em seguida, o seu médico veterinário irá sugerir e explicar os benefícios da aplicação do microchip. O microchip é um aparelho muito pequeno que é introduzido através de uma injeção no lado esquerdo do pescoço. É um procedimento rápido, semelhante à vacinação e, uma vez colocado, o seu cão não se apercebe da sua presença. O chip contém um código único que pode ser detetado através de um leitor. Cada cão tem um código individual que é registado numa base de dados nacional, em conjunto com os dados do cão e do dono. A aplicação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos depois de julho de 2008 e que tenham mais de 3 meses de idade.

Durante todos estes procedimentos o seu médico veterinário estará disponível para responder a qualquer dúvida que tenha e irá aconselhar-lhe os cuidados de higiene que deverá ter com o seu cão, o tipo de alimentação que o seu cão deve fazer de acordo com o seu peso e idade, e irá ajudá-lo a compreender melhor o seu cão de modo a poder educá-lo e cuidar dele da melhor forma possível.

Se tiver alguma questão, marque uma consulta no Hospital Veterinário através do e-mail geral@veterinario.pt ou do telefone +351 21 3972 997.

 

2 thoughts on “A Primeira Consulta do seu Cão

  1. Daniel Salgado diz:

    Muitos parabéns pelo artigo esclarecedor, bem escrito e bem estruturado.

  2. Maria Teresa Duarte diz:

    Em meu nome e do Sunny, quero a agradecer a toda equipa do Hospital, a forma como temos sidos acompanhados e tratados tanto o doente (Sunny) como a sua dona.
    Aproveito para desejar a todos vós um FELIZ NATAL e um 2016 repleto de felicidades.
    Bem Hajam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *