A Importância do Microchip para Animais

O que é o Microchip?

O microchip para animais é um tipo de identificação elétrónica e consiste numa pequena cápsula eletrónica que possui um código de barras individual, único, intransmissível e permanente, que é detetável através de um leitor próprio. A identificação animal pode ser feita em todas as espécies e só pode ser efetuada por Médicos Veterinários.

importância do microchip

Como é aplicado o microchip?

O Microchip é colocado através de uma injeção indolor no lado esquerdo do pescoço do seu animal e uma vez colocado, não pode ser removido.

Onde é que posso microchipar o meu animal?

Em qualquer centro de atendimento médico veterinário.

Para que serve o Microchip?

O microchip é capaz de ligar os dados do proprietário a uma base de dados – SIRA (Sistema de Identificação e Recuperação Animal). O objetivo da Base de Dados SIRA é a recuperação animal e é necessária uma correta identificação com microchipagem, a inscrição na base de dados e a atualização constante da informação, para garantir que este objetivo é cumprido.

Como posso registar o meu animal na Base de Dados da SIRA?

Após a colocação do microchip do animal, o Médico Veterinário responsável deve preencher a inscrição, através do Sistema Online onde pode imprimir um comprovativo para entregar ao proprietário. Também é possível através de boletins manuais quadriplicados, entregando o original e um duplicado ao proprietário e remetendo o outro duplicado para a SIRA. Pode verificar se o seu animal se encontra registado no website da SIRA – www.sira.com.pt

O Microchip é obrigatório?

Qualquer animal, independentemente da espécie e raça, pode ser inscrito na Base de Dados SIRA.

É obrigatória a identificação com microchip exclusivamente para os cães nascidos depois de Julho de 2008, que devem ser identificados a partir dos 3 meses de idade.
Para mais informações dirija-se ao seu médico veterinário ou consulte o website da SIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *