10 Coisas que deve saber antes de ter o seu primeiro cão

Ter um cão é sinónimo de felicidade mas um cão requer tempo, ambiente, despesas, vacinas, veterinários, entre outros, saiba como cuidar do seu primeiro cão!

1. Os cães requerem muito tempo e energia da nossa parte. Têm que ser ensinados e passeados com frequência e claro a brincadeira é indispensável na vida de um cão. Assim se tem um cão feliz e um dono feliz também! No entanto se trabalha muitas horas por dia e se vive sozinho talvez um cão não seja a melhor opção como animal de estimação.

2. Qualquer cão que escolha, tenha em conta o ambiente onde ele vai residir. Se viver num apartamento, então um cão de raça média ou grande não é aconselhável. Nenhum dono quer um cão com problemas de saúde, aborrecido ou destruidor! Por muito que sejam passeados, os cães grandes necessitam de muito espaço exterior!

3. As necessidades fazem parte do dia-a-dia do seu cão. Portanto ensiná-lo onde fazê-las tem que fazer parte do seu dia-a-dia! Os cachorros precisam de muito tempo e dedicação nesta fase de aprendizagem, consulte o seu médico veterinário sobre dicas de como facilitar o processo! Se não tiver muito tempo para dedicar a um cachorro, considere adotar um cão adulto que já esteja educado neste aspeto. Em qualquer um dos casos os passeios diários são indispensáveis.

4. Os passeios não são só para as necessidades! O passear permite que o seu cão explore, fareje e brinque fora do seu ambiente normal. Os passeios diários permitem um crescimento saudável do seu cão tanto fisicamente como psicologicamente. Para além do mais previne que o seu cão destrua objetos em casa e torna-o num animal mais sociável.

5. Passear não chega para manter o seu cão entretido. Brinquedos, bolas e atenção são essenciais para a vida de qualquer cão, seja jovem ou adulto, seja pequeno ou grande! Se o seu animal tiver brinquedos para roer e bolas para apanhar não só estará a prevenir comportamentos “destrutivos” como também estará a proporcionar ao seu animal exercício físico e entretenimento para quando ele estiver sozinho.

6. A vacinação e desparasitação do seu cão é uma necessidade básica! As vacinas e os disparasitantes previnem muitas doenças contagiosas e potencialmente letais para o seu cão. É importante proteger o seu cão contra perigos externos e proteger também a sua família e outros animais que possam vir a residir na mesma casa.

7. Tenha atenção a região onde vive e informe-se com o seu médico veterinário das doenças mais comuns na sua zona! Se o seu cão tiver acesso ao exterior é importante saber a que perigos externos ele pode estar suscetível e quais os sintomas o seu cão pode apresentar caso seja exposto a um desses perigos.

8. Esterilizar o seu cão é muito importante! Seja cão seja cadela, quanto mais cedo puder esterilizar o seu animal melhor! O ideal é esterilizar o seu animal antes que este entre na puberdade, pois vai prevenir muitas doenças como o cancro da próstata nos cães e cancros mamário nas cadelas. A esterilização ajuda também a diminuir o comportamento de cães muito dominantes e agressivos.

9. Um cão, como qualquer outro animal é dispendioso! Consultas no veterinário, vacinação, desparasitação, alimentação, brinquedos etc… são muitas das necessidades básicas do seu cão que terá que ter em conta aquando a sua aquisição. Antes de levar um cãozinho para sua casa, certifique-se que tem condições para o manter! Esta consciência ajuda a prevenir futuros abandonos e maus tratos.
Ana Beatriz Santos

10. Ter um cão tem muitos benefícios! A presença de um animal, nomeadamente um cão em casa ajuda a estimular o nosso sistema imunitário (particularmente o das crianças), tornando-nos mais resistentes a várias doenças. Crianças que cresçam numa casa com um cão têm menos probabilidade de desenvolver alergias mais tarde. Os cães provem a saúde do nosso coração! Está provado que só o ato de dar festinhas a um cão reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Como se não bastasse, os cães reduzem a incidência de depressão nos seus donos e reduzem o stress! Conclusão: cão feliz, dono feliz!

Ana Beatriz Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *