A Primavera e os seus animais

 Em Animais de estimação, Cães

A Primavera traz sol, flores, boa disposição mas também algumas complicações para os seus animais. Entre elas destacamos as alergias. Nesta época do ano aumenta a carga de pólenes do ambiente e isso, por vezes, provoca certo desconforto e “coceiras” nos seus animais. Se o seu “melhor amigo” é atópico/alérgico, é provável que note que, nesta época do ano, aumentam as comichões.

O que deve fazer para proteger o seu animal?

*Banhos
Esqueça o mito de que o cão não deve tomar banho. A grande maioria os alérgenos penetram no organismos através da barreira cutânea. Retirando a sujidade e a carga alergénica da pele diminuímos a frequência das crises alérgicas e o seu animal está muito mais confortável.
– Nos dias em que ele for à praia, andar a rebolar na relva, terra ou lama, o banho é obrigatório.
– É muito importante utilizar sempre um champô adequado e de boa qualidade, se tiver dúvidas peça opinião ao seu médico veterinário.
– Lembre-se de secar bem o pelo, pois o pelo mal seco ou molhado é o que origina o chamado “cheiro a cão”.

*Atue o antes possível
Ao coçar ou lamber excessivamente, o seu animal provoca auto-lesões. Estas feridas, por sua vez, infectam e criam crostas o que vai provocar ainda mais comichão. É o ciclo Comichão-Ferida-Infeção-Comichão que temos de travar para não aumentarem as lesões.

*Proteja-o dos parasitas
Com o sol e o calor aparecem também certos parasitas como a pulga, carraça, piolho, ácaros, mosquitos, etc.. Mantenha o seu animal protegido. Alguns destes parasitas podem provocar reações alérgicas de hipersensibilidade.

Como saber se o seu animal é alérgico/atópico?

O diagnóstico de atopia é complexo pois pode manifestar-se de forma muito diferente dependendo de cada individuo. No entanto, há certos fatores que sabemos que são predisponentes para as alergias. Esteja atento a alguns desses fatores:
– Historial clínico de comichão recorrente que começou entre os seis meses e os três anos de idade.
– Comichão que melhora ao fazer tratamentos com corticóides.
– Animal que vive maioritariamente dentro de casa.
– Tendência a otites.
– Lesões nas patas da frente.
– Tendência a infeções na pele recorrentes.
– Raças predispostas – entre elas o Bulldog francês e Inglês, Labrador retriever, Golden retriever, Boxer, Pastor Alemão, West Highland White Terrier, Cocker spaniel, Shar-Pei, Jack Russell terrier, Dalmata, Fox terrier, Yorkshire terrier, Schnauzer miniatura, Pug etc…

Saiba que a atopia, ao ser uma predisposição inata para desenvolver reações alérgicas, não tem uma cura definitiva.

Felizmente, hoje em dia, há uma grande variedade de tratamentos diferentes que se podem adequar a cada caso, em particular conforme as necessidade do animal e do seu tutor, proporcionando-lhes assim uma boa qualidade de vida. Disfrute com o seu “fiel amigo” nesta primavera!

Dra Carolina Mesquita
Pelovet

Artigos recentes

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sorria.... o seu cão vai gostar