6 livros para apaixonados por gatos

 Em Gatos

Quem tem um gatinho como companhia acha, com certeza, que o seu bichano é o mais inteligente do mundo, adora dar-lhe mimo e festas, é um mãos largas para garantir que o seu bichano tenha a melhor qualidade de vida, dorme em posições estranhas para deixar a cama mais confortável para ele. Pois bem, se é um cat lover, então vai adorar este artigo. São 6 livros sobre felinos. Conselhos práticos, biografias, poesias, histórias ternurentas e um mundo cheio de pêlos, bigodes e ronronados. Para partilhar com o seu peludo.6 livros para apaixonados por gatos

“Gatos e Mais Gatos”, Versão Ilustrada de Doris Lessing
Histórias de gatos domésticos. Histórias de gatos selvagens. Desde que nascem, começam a andar, a utilizar o caixote da areia, a esconder-se, a brincar, enrolados ou lânguidos, a preguiçar ao sol. Mimados. Assustados. Uns respondem pelo nome, Rufus, o Bispo Butckin, outros referem-se pelas cores, a gata cinzenta, o gato preto. As inquietações das idas ao veterinário. A partilha das nossas vidas.

“Amados Gatos”, de José Jorge Letria
É antiga e profunda a paixão do autor pelos gatos e pelo seu singular universo de liberdade e soberania. “Amados Gatos” é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política, de Richelieu a Lenine, de Hemingway a Anne Frank, passando por Churchill, Marilyn Monroe, Paul Klee ou Zola, entre outros.

“O Livro dos Gatos”, de T. S. Eliot; Ilustração: Axel Scheffler
Venham conhecer Mister Mistofélix, o velho Fortunato que só quer dormir, e o Rufino Finório, que é um gato esquisito. Mas terão muita sorte se derem com o Mascarilho, criminoso perfeito que se ri da lei e que nunca ninguém consegue apanhar. O “Livro dos Gatos”, no original Old Possum’s Book of Pratical Cats, é uma colectânea de curiosos e animados poemas dedicados à psicologia e sociologia felina. Foram escritos nos anos 30 por T. S. Eliot e incluídos pelo próprio, sob o nome “Old Possum”, nas cartas que enviava aos seus afilhados. Em 1939, a editora que tinha o exclusivo da sua obra decidiu reunir e publicar 15 desses poemas sob a forma de livro. O sucesso foi imediato e as reedições, bem como as traduções para outras línguas, sucederam-se. Estes poemas ficariam ainda mais famosos a partir de 1981 com a sua adaptação ao musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, um dos mais vistos de sempre em todo o mundo.

“História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luis Sepúlveda
Luis Sepúlveda, um dia prometeu aos filhos escrever uma história sobre o mal que nós, humanos, fazemos ao nosso ambiente, prejudicando a natureza e a nós mesmos. Assim nasceu este livro, que conta as aventuras de Zorbas, um gato, grande, gordo e preto, cujo elevado senso de honra faz com que se comprometa a criar um filhote de gaivota. Trata-se de uma fábula com a força de uma parábola, uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.

“Cat Daddy – O Encantador de Gatos”, de Jackson Galaxy

A capacidade de Jackson Galaxy em relacionar-se com os felinos mais problemáticos – já para não falar do stresse causado na relação com os seus donos – é inspiradora. Neste livro, Galaxy conta a marcante história da sua relação de treze anos com um gato de pequeno porte, de pêlo curto, chamado Benny, e dá conselhos para quem vive, cuida e ama o felino que tem em casa. Quando Benny chegou à sua vida, Galaxy vivia uma fase muito conturbada, com dependências e isolamento, era artista de rock e trabalhava em part-time num abrigo para animais. O antigo dono de Benny entregara-o no abrigo, numa caixa de cartão com a bacia desfeita pelos pneus de um carro, e descrevera-o como “incapaz de criar laços afetivos”. Nada poderia estar mais longe da verdade. “Cat Daddy” é um relato inspirador de dois seres fragmentados, que se ajudaram mutuamente a recuperar.

“Enciclopédia dos Gatos”- Tudo sobre os cuidados a ter com o seu gato e características das raças de todo o mundo, de Esther Verhoef-Verhallen 

A “Enciclopédia dos Gatos” é uma grande obra de consulta que responde a todas as suas perguntas sobre tudo o que diz respeito aos gatos, desde o pedigree e a criação até ao carácter e à cor, graças a este livro atraente, que inclui magníficas ilustrações a cores.

Artigos recentes
Hipertensão nos Gatos